Sesc Saúde MulherA partir desta segunda-feira (26) começa a circular pelas regiões de Santa Catarina uma unidade móvel de atendimento à saúde da mulher. A iniciativa do Sesc, em referência ao Outubro Rosa, oferecerá, durante 60 dias, serviços gratuitos ao público feminino.

No mês dedicado a ações que marcam a conscientização para a importância da prevenção do câncer, a unidade foi equipada com capacidade de realizar 1.280 mamografias e 1.280 exames de colo de útero por cidade.

O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira cidade que irá receber a ação será Biguaçu, na Grande Florianópolis. O cronograma das demais regiões será definido após os contatos com as prefeituras interessadas na parceria e análise do perfil sociodemográfico da população do município.

Serviços

A estrutura interna do caminhão está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital, sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica, banheiro, tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.

A unidade conta ainda com uma enfermeira, uma educadora em saúde, duas técnicas de radiologia, um artífice de manutenção e um médico responsável técnico, além de laboratórios especializados para emissão dos laudos.

FONTE: G1/SC