Policiais incineram maconha em SC (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Uma tonelada de maconha passa por incineração em Canelinha, na Grande Florianópolis, nesta quarta-feira (28). Segundo a Polícia Civil, o material foi apreendido durante este ano em Santa Catarina pela Delegacia de Combate às Drogas (Decod), de Florianópolis.

“Essa droga foi apreendida em diversas operações durante o ano, resultando em diversas prisões. A maioria da carga vem do Paraguai para o estado, local mais próximo que produz  maconha”, disse o delegado Verdi Luiz Furlanetto.

Segundo Furlanetto, uma das maiores apreensões do ano ocorreu em março, quando cerca de 400 kg de maconha foram interceptados em Garuva, no Norte catarinense, provenientes do Paraguai e que iriam para Florianópolis.

Somente neste mês de outubro, 10 pessoas foram presas por tráfico de drogas pela Decod.

Incineração industrial

Conforme o delegado da Decod, o material é armazenado em local sigiloso e protegido em cofres na capital após as operações. Depois, com autorização judicial, é levado para incineração em indústria.

Nesta quarta, calcula-se que o processo de destruição deva demorar quatro horas, explicou Furlanetto. O início da queima ocorreu por volta das 10h. Esta é uma das maiores incinerações já feitas no estado, diz o delegado.

Uma caçamba de caminhão lotada transportou a droga. Foi preciso o reforço de 25 policiais com armas pesadas, além de um helicóptero, para levar a carga.

FONTE: G1/SC