Doações estão abaixo do ideal em Santa Catarina (Foto: Jaqueline Noceti/Divulgação)
Com estoques abaixo do ideal, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) começa a chamar doadores cadastrados para garantir a quantidade necessária para o tratamento de pacientes e atender os casos de acidentes que demandam transfusão.

“As nossas doações caíram bastante, geralmente isso acontece nesta época. Por exemplo, nos últimos dias de dezembro e início de janeiro, ficamos com a doação média de 70 bolsas por dia em Florianópolis e 300 no estado. Nós precisaríamos ter 150 bolsas em Florianópolis e 550 no resto do estado para conseguirmos manter um estoque dentro de um nível seguro”, disse a diretora-geral do Hemosc, Denise Linhares Gerent.

163,9 mil doações em 2015
A doação leva em média 45 minutos e são retirados aproximadamente 450 ml de sangue. “É preciso que as pessoas venham e doem sangue mesmo nessas épocas. Doar sangue não dói e pode salvar muitas vidas”, diz Denise.

Santa Catarina é o estado com um dos maiores índices de doações espontâneas no Brasil, conforme o Hemosc. Doadores que contribuem mais de uma vez em um período de 12 meses chegam a 47% das ocorrências.

Em  2014, 157.505 catarinenses candidataram-se a doação de sangue, dos quais 128.151 efetivaram sua doação. Em 2015, foram 163.980 candidatos, e desses, 126.520 doaram.

Os locais de doação de sangue estão disponíveis no site do Hemosc.

Pré-requisitos para doar
- Ter idade entre 18 e 69 anos;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista;
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação;
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

FONTE: G1/SC