Contran determina que todos os veículos deverão ter placas no padrão Mercosul até 2020 Reprodução/ReproduçãoPlacas terão fundo branco com margem superior em azul 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou resolução no Diário Oficial da União desta sexta-feira que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão disposto na Resolução Mercosul do Grupo Mercado Comum número 33/14.

A resolução estabelece o novo modelo de placas para veículos, no qual, após o registro no órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, cada veículo será identificado por placa dianteira e traseira, no padrão estabelecido para o Mercosul.

Segundo o texto, as placas deverão ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome Brasil. Além disso, as placas passarão a ter sete caracteres alfanuméricos. O tamanho será o mesmo já utilizado no Brasil, 40cm de comprimento por 13cm de largura (padrão que já é utilizado por países europeus).

A resolução determina que, até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação deverão possuir placas de identificação no padrão Mercosul.

Saiba mais

O Mercosul aprovou, em 08 de outubro de 2014,  a padronização das placas de automóveis dos países do bloco. Na ocasião, em reunião em Buenos Aires, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela votaram a favor do novo equipamento, que teriam uso obrigatório para os veículos comerciais a partir de 2016.

— A mudança é um símbolo concreto de que o aprofundamento do processo de integração (dos países do Mercosul) representa, acima de tudo, uma integração entre os povos — apontou o comunicado.

A principal mudança das placas, no Brasil, será a ordem dos caracteres. A identificação conterá, na sequência, duas letras, de três números e mais duas letras (confira na foto acima).

A nova disposição de números e letras possibilitará mais de 450 milhões de combinações — atualmente, o padrão brasileiro comporta cerca de 175 milhões de possibilidades. Segundo o comunicado argentino, as possibilidades de combinação de placas no país se esgotariam já em 2015.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CLIC/RBS