Pinto Bandeira – Foto: Fernando Zanchetti, divulgação
O vinho é um convite à viagem. Em uma taça, estão presentes muito mais do que aromas, álcool e taninos. Com o vinho, conhecemos a cultura, a história e o legado de povos que desenvolveram, por centenas de anos, a tradição de transformar a uva no precioso liquido.

O enoturismo teve um desenvolvimento acelerado no Brasil nos últimos 20 anos, acompanhando o crescimento do mercado vitivinícola. Além de descobrir novos lugares e rótulos com produções reduzidas e artesanais, o turista tem a chance de conhecer a cultura de quem vive o vinho.

Com o desenvolvimento e a profissionalização das vinícolas, foram criados espaços para receber os visitantes. A maioria tem perfil familiar, normalmente o turista é recebido pelos próprios donos ou então pelos enólogos responsáveis pela elaboração dos vinhos. A hospitalidade dos anfitriões faz com que, mesmo vindo de longe, o viajante se sinta em casa. Isso confere ainda mais charme ao passeio.

A maioria dos roteiros enoturísticos encontra-se no Estado do Rio Grande do Sul, em regiões colonizadas por imigrantes italianos. Donna apresenta três opções de destinos que ficaram conhecidos pela elaboração de vinhos finos e espumantes de alta qualidade no Estado.

PINTO BANDEIRA

Sinônimo de espumantes e vinhos delicados, esta região montanhosa – localizada entre o Rio das Antas e o Rio Buratti – se especializou em produtos que esbanjam elegância. O enoturismo é uma das atividades das vinícolas, desde uma visita com degustação conduzida por profissional até a hospedagem. As vinícolas locais também oferecem opções gastronômicas e de roteiros turísticos. Endereço indispensável na região é a Cave Geisse, onde são produzidos alguns dos espumantes brasileiros mais prestigiados. Outro ponto alto é curtir o ambiente aconchegante e rústico na Don Giovanni ou mesmo passear de carro ou de bicicleta pelas estradas cercadas por vinhedos. Uma dica: experimente o saboroso pinot noir da Aurora com Indicação de Procedência (IP) de Pinto Bandeira acompanhado de um prato caseiro servido em um dos restaurantes da região.

Foto: Adriana FranciosiFoto: Adriana Franciosi

Opções de visitação
• Cave Geisse
• Vínícola, pousada e restaurante Don Giovanni (foto acima)
• Vinícola Valmarino
• Vinícola Aurora
• Vinícola Pompeia

 

 

 

 

 

VALE TRENTINO

O vale está localizado na divisa entre os municípios de Caxias do Sul e Farroupilha. Lá surgiu a primeira cooperativa vitivinícola da América Latina, fundada em 1929. Vale a visita ao Museu da Uva e do Vinho, organizado pela Cooperativa Vitivinícola Forqueta, que preserva a memória dos imigrantes por meio de ferramentas utilizadas no trabalho. Não deixe de conhecer os caminhos que levam a Nova Pádua, com seus tapetes de videiras que acompanham as montanhas. A dica é também visitar o Centro Histórico de Antônio Prado e a cosmopolita Caxias do Sul, bem como Flores da Cunha, com vinícolas com tecnologia de ponta.

Museu da Uva e do Vinho - Foto Adriana FranciosiMuseu da Uva e do Vinho – Foto Daniela Xu

Opções de visitação
• Museu da Uva e do Vinho (foto acima)
• Vinícola Dei Rizzi
• Vinícola e Taverna Perini
• Vinícola Slomp
• Luiz Argenta
• Vinícola Casa Onzi

 

 

 

 

VALE DOS VINHEDOS

Localizado na Serra Gaúcha no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa a história deixada pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875. Paradouro clássico para os apaixonados por vinhos, este pequeno paraíso conta com estrutura e preparo construídos ao longo de muito tempo. Os serviços são de primeira linha, incluindo hotéis, pousadas, restaurantes e, é claro, vinícolas com garrafas abertas para degustação. Algumas vinícolas, como a Miolo e Casa Valduga, oferecem cursos de degustação, o que é sempre um ótimo programa para aprender sobre a elaboração de vinhos.

Opções de visitação:

• Casa Valduga
• Vinícola Pizzato
• Vinícola Miolo
• Pizza Entre Vinhos

Foto: Sara Bodowsky, Pizza Entre Vinhos (Roteiro da Sara)Foto: Sara Bodowsky, Pizza Entre Vinhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DISTRITO DE TUIUTI

A Vinícola Salton (foto abaixo) fica a 15 quilômetros do centro de Bento Gonçalves.

Vinícola Salton - Foto: Divulgação

Vinícola Salton – Foto: Divulgação

Fonte: Revista Donna