A secretária de Educação, Mara Suhre, e o secretário de Administração e Fazenda, Vitor Minella, reuniram-se na última terça-feira (30) com o secretário de Desenvolvimento Regional, Edemilson Canale, Rosemar Fiorentin e Marilei Wronski, da Gerência de Educação. O assunto em pauta foi a municipalização do Ensino Fundamental, um processo que deve acontecer em todo o País até o ano 2016.

Neste primeiro encontro, o Estado apresentou sua proposta de transferência dos alunos das Escolas Neusa Marques (Linha União) e Liberato Bitencourt (centro). Foi oferecido ao município de Itá o prédio da Escola Neusa Marques, o repasse total dos recursos do FUNDEB conforme o número de alunos, mais a manutenção dos professores que hoje são três efetivos pelo Estado, sendo um no Liberato Bitencourt e dois na Escola Neusa Marques.

A contraproposta do município apresentada pela secretaria de Educação foi o repasse integral do imóvel da Escola Neusa Marques, a manutenção dos professores efetivos, os recursos do FUNDEB e o salário educação, e a manutenção do repasse dos recursos da merenda e do transporte escolar. O município também se comprometeu de, num primeiro momento, assumir apenas os alunos até a quinta série do Colégio Liberato Bitencourt.

A secretária Mara Suhre explicou que financeiramente é impossível assumir um compromisso maior com as demais séries do Liberato Bitencourt já no primeiro ano da municipalização. Caso a proposta seja aceita pelo Estado, a Secretaria Municipal de Educação de Itá assumiria em torno de 144 alunos, sendo 42 do Colégio Liberato Bitencourt (centro) e 102 da Escola Neusa Marques (Linha União). Atualmente o município já possui uma turma de Educação Infantil na escola da Linha União.

Mara Suhre ressaltou que a proposta de Itá foi construída pensando na possibilidade de o município abrigar cursos técnicos num futuro muito próximo. “Com a municipalização a Educação do Estado deverá mudar. E fala-se muito em implantação de um novo modelo intercalando a formação do Ensino Médio com o Ensino Técnico”, comentou a secretária.