A chamada rota das águas termais, formada por Machadinho, Marcelino Ramos, Itá e Piratuba, vai ganhar um novo e importante reforço muito em breve. Está emergindo das profundezas do Aquífero Guarani, e do sonho de empreendedores, o Águas Termais Bela Vista SA.

O novo balneário, que começa sair do papel, vai ser construído nas margens do lago do Rio Uruguai no município de Alto Bela Vista, na comunidade de linha São Francisco.

O Portal de Marcelino registrou nesta segunda-feira (06) um momento histórico que foi o início dos trabalhos de perfuração do poço que vai fornecer água ao complexo de piscinas, chuveirinhos e blocos de prédios. A perfuração está sob a responsabilidade de uma empresa especializada de Erechim. Em média a empresa tem capacidade de perfurar entre 150 e 200 metros por dia, segundo informou o funcionário que opera o equipamento. Acredita-se que a água será encontrada numa profundidade entre 600 e 700 metros, atingindo o mesmo lençol que já abastece os demais balneários da região. “Esta semana vamos chegar lá” comentou ele. A perfuração está acontecendo numa encosta há cerca de 50 metros da estrada geral. O poço, considerado o coração do projeto, deverá ficar pronto no prazo máximo de 30 dias, mas a expectativa é de ver a água jorrando atá sexta-feira.

O projeto

Nossa equipe de reportagem teve acesso de forma exclusiva ao projeto do novo balneário. O sócio do empreendimento, marcelinense Vanei Mafissoni, revelou em primeira mão detalhes de como será o complexo termal. O projeto segue um conceito moderno, integrado com a natureza exuberante da encosta e explorando principalmente a potencialidade turística do lago.

Segundo o empreendedor, com a perfuração do poço concluída no prazo de um mês serão iniciadas as obras relacionadas a implantação da primeira fase do projeto que será executado em etapas. A primeira fase prevê um conjunto de piscinas, rampa de acesso ao lago e a Marina. A estrutura será construída na margem do lago e a expectativa é que fique pronta em um ano. As demais etapas, na encosta do lado de cima da estrada geral, com blocos de prédios residências e de hotelaria, contando inclusive com piscinas, serão construídas de forma gradativa, ano a ano. “É um balneário de águas termais propriamente dito, que tem um grande diferencial, além da água, o lago da barragem do Rio Uruguai, que a gente quer juntamente com os demais municípios fazer uma grande rota turística com turismo de águas termais” visualiza o empreendedor.

Segundo Vanei Mafissoni o balneário terá uma área específica para pessoas que pretendem apenas passar o dia e outra reservada para hospedagem de turistas. Quanto ao acesso para se chegar ao balneário, ele também revelou que já existem tratativas com o Governo de Santa Catarina num projeto de pavimentação da estrada, que hoje é de terra. “A gente já vem falando com o Governador do Estado, junto com os prefeitos da região, para melhorias nas estradas e também pela ponte férrea” explicou ele.

Questionado se este balneário poderia fazer concorrência para os demais da região, o empreendedor disse que o “Aguas Termais Bela Vista” está nascendo para somar com os demais que já existem na região, transformando a região numa grande rota turística termal. “O objetivo é transformar a região toda num grande destino turístico das águas termais do Sul do Brasil” finalizou ele.

Fonte e fotos: Portal de Marcelino Ramos