Capital teve maior número de cancelamentos, 44 mil, ou 14% do eleitorado. Regularização só pode ocorrer a partir do dia 7 novembro, após eleições.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) divulgou nesta segunda (13) que 146.676 eleitores não poderão votar nas próxima eleições para prefeito e vereador, em outubro de 2016. Os títulos deles foram cancelados por que eles não fizeram o cadastramento biométrico nem regularizaram a situação até maio.

 

Confira a lista de eleitores irregulares por zona eleitoral no site do TRE-SC.

Conforme o TRE-SC, os eleitores são das sete cidades com biometria obrigatória no estado:  Florianópolis, Joinville, Blumenau, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e São José. A capital catarinense teve o maior índice de cancelamento: 44.169 eleitores, que representa 14,07% do eleitorado.

O segundo município com maior índice foi Joinville, no Norte, com 44.072 eleitores, que representam 11,86% do eleitorado da cidade. Das cidados onde o cadastramento biométrico era obrigatório, Santo Amaro da Imperatriz teve o menor número de cancelamentos, 1.348 títulos, que representa 8,15%.

Regularizar a situação

Segundo o TRE-SC, a situação só poderá ser regularizada depois das eleições de outubro, com abertura do cadastro eleitoral partir do dia 7 de novembro.

 

FONTE: G1/SC