Projeto objetiva resgatara a autoestima das mulheres garis (Foto: Maristela Giassi/Reprodução)

Sessão de fotos ocorreu terça-feira (14) na cidade natal da fotógrafa. Maristela Giassi conta que objetivo do projeto resgatar autoestima.

Projeto objetiva resgatara a autoestima das mulheres garis (Foto: Maristela Giassi/Reprodução)

Dez mulheres que trabalham na limpeza da cidade de Içara, no Sul catarinense, foram protagonistas da segunda etapa do projeto ‘Fotografando as garis do Brasil’. A sessão, realizada nesta terça-feira (14), e que já fotografou garis de Florianópolis, ainda passará por Curitiba e São Paulo.

“O objetivo é resgatar a autoestima dessas mulheres. Resgatar a imagem e feminilidade que, por baixo dos uniformes, fica esquecida”, conta a fotógrafa e idealizadora do projeto, Maristela Giassi.

Mulheres receberam café da manhã especial, maquiagem e cabelo (Foto: Prefeitura de Içara/Divulgação)
Mulheres receberam café da manhã especial e maquiagem (Foto: Prefeitura de Içara/Divulgação)

A ideia surgiu em março de 2015 e, um mês depois, foi colocada em prática com 10 garis de Florianópolis.

Na última terça, foi a vez de 10 mulheres, garis de Içara, receberam café da manhã especial, maquiagem e penteado.

“Eu sou de Içara, então resolvi estender o projeto até a minha cidade também. A ideia é passar ainda por Curitiba e São Paulo, captando ao todo 40 mulheres, 10 em cada cidade”, explica a fotógrafa.

Zulma Pereira, uma das protagonistas, destacou os detalhes do projeto e agradeceu pelo empenho de todos. “Foi uma benção. Não esperava por esse dia. O que eu mais gostei foi da preocupação, com todos os detalhes, café, maquiagem, mimos e amizades que fizemos”.

As fotos serão expostas, ainda sem data definida, ao lado das outras 30 garis. Maristela conta que pretende elaborar um livro com as imagens e poesias inspiradas nas histórias das modelos. ”Fotografar com elas é uma consequência, estavam todas muito felizes”, comemora.

10 mulheres de Içara foram fotografadas (Foto: Maristela Giassi/Reprodução)
10 mulheres de Içara foram fotografadas (Foto: Maristela Giassi/Reprodução)

FONTE: G1/SC