Confira abaixo dicas de alimentação para a época mais fria do ano. Além dos cuidados com alimentação, é preciso manter atividades físicas.

Com a chegada do inverno e a diminuição das temperaturas, os pratos quentes e as comidas mais calóricas tornam-se mais presentes na mesa do brasileiro. Mas, ao contrário do que costuma ser dito, a estação mais fria do ano também é a mais propícia para perder peso, conforme explica a nutricionista Sinara Menezes.

Segundo ela, nos dias mais frios, é natural que o corpo humano queime mais calorias para se manter aquecido. Sinara afirma que, tomando alguns cuidados com a alimentação e com o corpo, é possível emagrecer de maneira mais lenta e saudável.

“O grande problema é que o efeito reconfortante dos alimentos e o relaxamento da dieta nessa época do ano faz com que as pessoas comam muito além do que estão habituadas. Se considerarmos as festas típicas desse período e a tendência de nos exercitarmos menos, é natural que ao fim da estação esses hábitos reflitam na balança”, esclarece Sinara.

Confira abaixo dicas de alimentação da nutricionista:

O que evitar

A primeira dica é evitar alimentos industrializados, doces, massas e frituras, pois favorecem o acúmulo de gorduras no organismo. É comum na estação o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, como vinho e whisky, para manter o corpo aquecido, o que a nutricionista considera um “mito”. “A vasodilatação provocada por esses drinks provoca justamente o contrário, passando uma falsa sensação de aquecimento, mas não aumenta a temperatura corporal”, explica.

O que consumir com frequência

Chás e bebidas quentes à base de cafeína são uma alternativa, pois diminuem a sonolência, mantêm o corpo aquecido e hidratam o organismo. Para quem deseja perder peso, a nutricionista sugere o chá verde e o de hibisco.

Para quem precisa de uma refeição sólida, caldos podem servir de entrada, auxiliando na saciedade. Sopas e ensopados são outras alternativas para reduzir a ingestão calórica e desintoxicar o organismo.

Canela, farinhas termogênicas, gengibre e pimenta são alimentos, que quando acrescentados à dieta, aceleram o metabolismo e colaboram para a queima de gorduras.

Pratique atividades físicas: se o seu objetivo é emagrecer, praticar exercícios deve estar na lista de prioridades do seu “projeto inverno”, e a boa notícia é que essa época é a ideal para isso.

Atividades físicas

A manhã costuma ser o melhor turno para a realização de exercícios físicos. Neste período do dia, a umidade relativa do ar está mais alta, assim como a qualidade dele, o que melhora a respiração.

É importante vestir roupas leves que mantenham o corpo aquecido e, ao mesmo tempo, sejam confortáveis para a realização dos movimentos da atividade física.

Fonte: G1/RS