A Parada Cívica aconteceu no Ginásio de Esportes

As comemorações pelo Dia da Independência do Brasil em Itá foram celebradas com uma Parada Cívica no Ginásio de Esportes na quarta-feira (7). Alunos, pais, autoridades e entidades lotaram as arquibancadas do ginásio, numa verdadeira demonstração de amor à pátria.

A solenidade teve a participação da Banda Municipal formada por alunos das oficinas culturais do Departamento de Cultura. O Centro de Educação Infantil “Cantinho da Pedrita” apresentou uma encenação tendo como tema a música “Aquarela”, de Toquinho. Os alunos da 3M1 do Colégio Valentin Bernardi apresentaram uma paródia, e a aluna Elisandra Bublitz da terceira série do Ensino Médio da Escola General Liberato Bitencourt, leu uma mensagem de Renato Sênega Fleury.

Os convidados também cantaram junto com a dupla Josuel e Gabriel a música “Eu te amo meu Brasil”. A Escola João Henrique Pille, de Nova Santa Cruz,  apresentou a poesia “Ter Independência”, de autoria de Daisa Lacerda Gomes. Os alunos do quarto ano do Colégio Valentin Bernardi apresentaram uma evolução com a música “Depende de Nós”, sob a coordenação das professoras Márcia Sartoretto e Noemi Schonell.

Por fim, o Grupo de Escoteiros Itaguaçú prestou uma homenagem à pátria com os Lobos (7 a 11 anos) fazendo a leitura da canção “No Brasil não tem”, e os Escoteiros Sêniors com o canto da música “Sempre Alerta Escoteiro”. A secretária de Educação, Mara Suhre, lembrou que o Dia da Independência é uma ocasião propícia para se falar sobre cidadania. “É o momento de lembrarmos das atitudes que nos fazem merecedores de respeito. Afinal, cidadania também envolve direitos e deveres”.

O vice-prefeito Ademir Valberto Pinto falou sobre a crise moral que atravessa a classe política brasileira e as articulações que dão a entender à população “que isso é absolutamente normal”. Ademir Pinto reforçou que independência também é libertar-se dos vícios do álcool, do cigarro, e de outras drogas.