Aconteceu no CDA – Centro de Divulgação Ambiental da UHE Itá, na manhã do dia 28 de junho, a oficina sobre Gestão da Água Subterrânea no município de Itá. A oficina teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto de Caracterização e Diagnóstico da Água Subterrânea (poços artesianos) na bacia do rio Jacutinga e bacias contíguas com foco, nesta etapa, no município de Itá (SC). Cerca de 60 pessoas participaram do evento que promoveu conhecimento e discussão sobre o conteúdo apresentado.

O Comitê do Rio Jacutinga existe há 12 anos, e busca produzir informações relacionadas à água, promover debate das questões relacionadas aos recursos hídricos e articular a atuação conjunta das entidades que dele fazem parte. O rio Jacutinga desagua no rio Uruguai, o qual forma o reservatório da Usina Hidrelétrica Itá.

O CDA é uma das entidades parceiras do Comitê do Rio Jacutinga, buscando sempre através de sua equipe dar apoio nas ações ambientais. “Nosso objetivo principal é com o meio ambiente, as ações realizadas pelo comitê buscam formas de minimizar que futuras gerações sofram com a falta de água potável na nossa região”, comenta Jusselei Edson Perin, educador ambiental do CDA .

As informações repassadas na oficina serão subsídios na tomada de decisão para o planejamento e execução dos programas de gestão integrada da água, que tem como objetivo principal a proteção e uso sustentável deste recurso. Após o encontro desta terça, as informações serão repassadas para a comunidade através das agentes de saúde do município de Itá.

Para saber mais sobre o CDA acesse www.cda.org.br ou sobre o Comitê do Rio Jacutinga acesse www.comitejacutinga.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Consórcio Itá