Visita ao horto Botânico de Itá

Os alunos do Jardim II do Centro de Educação Infantil Cantinho da Pedrita de Itá, tiveram a oportunidade, no último dia 21, na sua visita ao Horto Botânico de Itá, de plantar uma muda de “Corticeira-do-banhado” como forma de marcar o Dia da Árvore. Comemorado no Brasil no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore é uma data especial que busca sensibilizar a população sobre esse bem tão valioso para nós.

A visita realizada no Horto levou os pequenos alunos para conhecer a Trilha do Serelepe, que tem cerca de 1064 metros. Os principais pontos da trilha são os seguintes: Restauração Florestal, a Rosa-dos-Ventos onde existe o açude do Chico, o Auditório do bambuzal, a Bica d’água e por fim o Quiosque das Matrizes.

Horto Botânico da UHE Itá

A Usina Hidrelétrica Itá possuí um Horto destinado a produção, distribuição e cuidado com as diversas espécies da região. Ao todo, 111 espécies foram mapiadas, catalogadas e são produzidas pelo Horto durante os mais de 30 anos de funcionamento do local.

Implantado em 1986, o Horto Botânico passou por três fases: a primeira, a produção de mudas para a arborização da cidade nova de Itá. A segunda fase, para atender a manutenção das instalações dos alojamentos e arborização das sedes dos núcleos relocados. E a terceira e atual fase é destinada à recuperação de áreas degradadas e à implantação da faixa de vegetação ciliar do lago formado pela UHE Itá.

O Horto pertence ao Consórcio Itá e possui uma área de 2,25 ha. Canteiros, sementeiras, estufa e salas de apoio fazem parte da sua estrutura. Hoje, o Horto Botânico possui aproximadamente 100 espécies diferentes de árvores nativas da região do Alto Uruguai. A capacidade de produção é de 100 mil mudas por ano.

O Horto está localizado na Comunidade da Linha Fátima – Itá, distante 2 km da cidade, e recebe visitas de grupos escolares, de universidades e de turistas para conhecer as diversas trilhas e mudas cultivadas no local.

Fonte: AssCom Consórcio Itá