Participantes da Libertadores terão de contar com times femininos a partir de 2019 Ver Descrição/Ver Descrição

Equipes precisarão estar inscritas em competições nacionais

A Conmebol – Confederação Sul-Americana do Futebol – aprovou, nesta sexta-feira, o novo regulamento de licenciamento de clubes com uma novidade. A partir de 2019, os times que disputarão a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana só poderão participar dos torneios se contarem com equipes femininas inscritas em competições organizadas pelas suas federações nacionais.

– O solicitante (a disputar a competição) deverá ter uma equipe feminina ou associar-se a um clube que possua a mesma. Ademais, deverá ter ao menos uma categoria juvenil feminina, ou associar-se a um clube que possua a mesma. Em ambos os casos, o solicitante deverá prover suporte técnico e todo o equipamento e infraestrutura (campo de jogo para disputa das partidas e de treino) necessários para o desenvolvimento em condições adequadas – diz o comunicado.

Em 2009, a Conmebol passou a organizar a Libertadores feminina, competição marcada pelo domínio de times brasileiros. Em sete edições, o país levou seis canecos, com o tricampeão São José, o bicampeão Santos e a campeã a Ferroviária.

Nesta mesma semana, para a Libertadores masculina, a Conmebol anunciou que a competição será prolongada, disputada de fevereiro a novembro. A entidade também estuda realizar a final em jogo único, em um estádio neutro.

Fonte: Zero Hora