Violetas contra a violência e a favor da dignidade e respeito para com a pessoa idosa

Rádio Comunitária Stúdio 104,9 FM participou da campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e que no dia 15 de junho foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Durante todo esse mês de junho, órgãos ligados a defesa dos direitos, estarão promovendo uma campanha com o título de “Junho Violeta” que tem por objetivos principais sensibilizar a todos sobre o combate à violência praticada de forma desigual e desumana contra idosos.

Um pouco de história

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Atualmente existem 810 milhões de pessoas com mais de 60 anos, sendo que 65% das pessoas idosas vivem em países em desenvolvimento. Em 2050 esse número pode atingir 80%, com a possibilidade de alcançar dois bilhões de pessoas, ou cerca de 22% da população mundial.

Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do IBGE, do Censo 2010.

Violência dentro da própria casa

Com o aumento da população acima de 60 anos, aumentaram também os problemas, e um deles é a violência contra a pessoa idosa. Uma pesquisa realizada no Disque 100 (órgão responsável por acolher, analisar e encaminhar denúncias de violações de direitos humanos à rede de proteção) mostra um crescimento muito alto de denúncias de violência contra pessoas idosas.

De 2011 até 2015, o Disque 100 registrou 32 mil denúncias de violações de direitos humanos contra as pessoas idosas em forma de negligência, violência psicológica, abuso financeiro-econômico/violência patrimonial, violência física, entre outras violações.

Dentre as denúncias registradas, 39% são negligência, 26% violência psicológica e cerca de 14% das demais denúncias tratam de violência física. Triste constatar que a maior parte das agressões contra as pessoas idosas é cometida por seus próprios familiares.

A campanha em Itá

As Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação, o Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, juntamente com as escolas e com o apoio da Rádio Comunitária, realizaram um trabalho de conscientização com os alunos.

Os alunos do fundamental 1, que compreendem os educandos que frequentam da 1º até a 5ª série, realizaram desenhos alusivos, já os do fundamental 2, que compreende do 6º ao 9º ano, fizeram poesias e os estudantes do ensino médio compuseram paródias paródias. Todos os trabalhos voltados à conscientização contra a violência sobre a pessoa idosa.

Segue abaixo os primeiros colocados em cada categoria.

• Fundamental 1 – Desenho

EMEB João Henrique Pille – 1°Lugar – Breno Valcarenghi

EMEB Valentin Bernardi – 2°Lugar – Laura Mathieu

EEEF Neusa Marques – 3°Lugar – Gabriela Bruckmann

1º Lugar - Desenho

2º Lugar- Desenho

2º Lugar- Desenho

• Fundamental 2 – Poesia

EMEB Valentin Bernardi – 1°Lugar – Pedro Elias Sartoretto

EEEB General Liberato Bittencourt – 1°Lugar – Saulo da Silva Chaves Junior

EEEF Neusa Marques – 2°Lugar – Ana Roberta de Lima Grooders

EMEB João Henrique Pille – 3°Lugar – Raiane Valcarenghi

 

 

 

• Ensino Médio – Paródia

Escola Estadual de Educação Básica General Liberato Bittencourt

1°Lugar – “Não Pode Deixar de Aproveitar a Vida” – Daniel José, Aderbal Junior, Giovani Picolli e Leonardo Sartoretto.

2°Lugar – “Valeu Idoso” – Chaiane de Godois

3°Lugar – “É Preciso Agradecer” – Andressa Taffarel, Dieni Soares Bonato e Kamilla Giorgia.

1º Lugar (clique para ver o vídeo)

2º Lugar (clique para ver o vídeo)

3º Lugar (clique para ver o vídeo)