O município de Itá está em 1º lugar na região da AMAUC, em 21° em Santa Catarina e em 111° no Brasil no ranking de melhor Gestão Fiscal das administrações municipais brasileiras. As informações foram levantadas e divulgadas pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e mostram que Itá é o município da região com a melhor colocação.

A pontuação alcançada pelo município foi de 0,8435, sendo quando mais próximo de 1, melhor. O Índice Firjan de Gestão Fiscal faz referência a 2018 e avalia as contas de 5.337 municípios de todo o país. Construído com base em dados fiscais oficiais, o índice é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.

“Parabéns a toda equipe técnica da nossa Prefeitura. Isso demonstra a seriedade e a competência na forma que estamos conduzindo os trabalhos da administração pública”, pontua o Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto.

 

No país, 74% dos municípios têm gestão difícil ou critica

Três em cada quatro municípios brasileiros apresentam gestão fiscal em dificuldades ou crítica. E um terço das cidades do país não se sustenta, já que a receita gerada localmente não é suficiente para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura. Os alertas são da edição 2019 do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).

O indicador que apresentou o pior desempenho nesta edição foi o IFGF Autonomia – que verifica a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para manutenção da estrutura administrativa. Nessa análise, constatou-se que 1.856 municípios (34,8%, ou seja, cerca de um terço do total) não se sustentam. De maneira geral, englobando todos os indicadores, o IFGF aponta que 3.944 cidades (73,9% do total) apresentam gestão fiscal em dificuldade ou crítica. Entre elas, há nove capitais (Florianópolis, Maceió, Porto Velho, Belém, Campo Grande, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro e São Luis).

 

Fonte: ASCOM PM