Com o frio dos últimos dias, o vinho começa a fazer ainda mais parte do nosso cardápio. E já está mais do que comprovado que uma quantidade moderada da bebida traz benefícios para a saúde. Agora, é sabido, também, que consumir vinho antes de dormir pode ajudar na perda de peso.

Parece bom demais para ser verdade, mas é ciência. A conclusão é de um estudo realizado na Universidade do Estado de Washington, em que os pesquisadores constataram que o resveratrol, substância encontrada na casca e na semente de uvas pretas e vermelhas, consegue converter o excesso de gordura branca em gordura marrom. E por que isso é bom? Nosso organismo produz os dois tipos, sendo que o segundo é mais fácil de ser expelido pelo corpo. Outros estudos já haviam verificado que pessoas com uma quantidade maior de gorduras marrons no organismo conseguem emagrecer com maior facilidade.

“Converter gordura branca em gordura marrom auxilia na queima de lipídios e ajuda a manter o corpo em equilíbrio e prevenir a obesidade e disfunção metabólica”, afirmou Min Du, professor e cientista da Washington State University, no estudo.

E o que é essa tal substância que parece mágica? O resveratrol é um polifenol, que tem ação antioxidante, ajudando na eliminação de toxinas do organismo. Frutas, em geral, são ricas em resveratrol, principalmente aquelas com cascas escuras como amora, morango e maçã — enquanto uma concentração ainda maior pode ser encontrada no vinho tinto.

A pesquisa

O estudo foi publicado no International Journal of Obesity. Para sua realização, ratinhos passaram por um período com uma dieta bastante gordurosa. Uma parte recebeu uma dose diária de resveratrol, enquanto a outra parte não. E adivinhem: aqueles que receberam a substância concentrada engordaram 40% menos do que os outros.

Mas atenção: não ache que beber uma garrafa de vinho por dia vá mudar sua vida ou fazer um milagre. Uma dieta balanceada somada à prática de exercícios físicos ainda é a melhor forma para controlar o peso e, sobretudo, manter a saúde em dia, ok?

:: Roteiros turísticos pelo Rio Grande do Sul para quem ama vinhos.

:: Roteiro de Enoturismo de Santa Catarina para quem ama vinhos.

Fonte: Revista Donna