Cautelarmente esses títulos podem ser cancelados‘, disse ministro. Série mostrou que há 29 cidades com mais eleitores do que moradores.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informaram estar cientes das fraudes de mudanças irregulares de títulos de eleitores mostradas nesta semana no especial Voto Manchado, da RBS/SC. Na reportagem desta sexta (8), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Admar Gonzaga Neto afirma que os fatos serão apurados e o crime pode gerar até cinco anos de prisão.

Ao longo da semana, o especial mostrou que 157 cidades do estado têm mais eleitores do que população em idade de votar. Em 29 municípios, há inclusive mais eleitores do que moradores. Que dirigentes de partidos políticos também são suspeitos de ajudar na transferência de títulos. A facilidade para comprovar moradia também facilita as fraudes.

“Cautelarmente esses títulos podem ser cancelados”, disse Gonzaga Neto. De acordo com o ministro, a denúncia foi feita e há como ser investigada pelo órgão. “Nós temos todo o aparelhamento e estamos atentos a isso. O TSE foi informado e com a providência do TRE , Procuradoria do Estado e Corregedoria Geral do Tribunal Eleitoral”.

Ainda de acordo com o ministro, a investigação será feita em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). “Estamos apurando com o Ministério Público o que de fato aconteceu, mas parece um crime de falsidade ideológica”, afirmou.

Para o TRE-SC, além da investigação das irregularidades, já existe um mecanismo para coibir esse tipo de ação para as próximas eleições. “A biometria veio justamente para sanar esse tipo de coisa. Na revisão do eleitorado há o pedido de comprovação documental do vínculo de moradia. Começou no estado e vai passar por todos os municípios”, afirmou o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins.

Fonte: G1 SC